Eu trabalho no WordPress.com desde 2014. É o maior tempo que já fiquei em uma empresa e, de muitas maneiras, muitas vezes você se sente em casa. Mas quando aterrissei em Manila no último domingo à noite para me juntar a alguns de meus colegas no primeiro WordCamp Asia realizado nas Filipinas, foi literalmente uma volta ao lar.
Nascida e criada em Manila, não consigo nem começar a descrever a emoção de ver a comunidade global do WordPress descer pelas ruas movimentadas e barulhentas da minha cidade natal. Dos quase 1.800 participantes, cerca de um terço era local, vindo de todas as partes das Filipinas, das 7.107 ilhas que compõem o arquipélago.
Os filipinos adoram o WordPress; somente no WordPress.com, eles representam centenas de milhares de novas inscrições todos os meses, classificando consistentemente as Filipinas como um dos cinco principais países do mundo para novos usuários do WordPress.
O Philippine International Convention Center, uma estrutura brutalista da década de 1970, serviu como local oficial para o WordCamp Asia 2025. Compartilhamos seus enormes salões, tetos abobadados e tapetes vermelhos brilhantes com os participantes da formatura da universidade local, mas o complexo em expansão permitiu muito espaço para se espalhar.

Matias Ventura, arquiteto-chefe do Gutenberg, deu início à programação oficial da conferência com uma palestra atenciosa e inspiradora, esboçando um futuro empolgante para o WordPress que centraliza o usuário e oferece uma experiência intuitiva e sem atritos.
Em seguida, houve uma programação repleta de workshops e palestras, onde os participantes puderam ouvir Miriam Schwab, da Elementor, discutir os conceitos básicos da GPL, aprender com a profissional de marketing digital Chiaki Kouno sobre o que realmente significa ter um site WordPress “multilíngue” realmente bem-sucedido e obter dicas de Keiko Muto sobre como começar a criar um site acessível – e muito mais.
Na sexta-feira à noite, a equipe do WordPress.com organizou um happy hour onde tivemos o privilégio de nos encontrar com usuários locais e regionais do WordPress.com. Agradecimentos especiais a Nicole King, Carlo Carrasco, George Buid, Ajit Bohra e seus colegas da LUBUS, Vivek Jain e sua equipe da rtCamp, Tom e Vicky Morton, e Dika e Diane Fei por passarem a noite conosco.


O cofundador do WordPress e CEO da Automattic, Matt Mullenweg, encerrou as festividades de três dias com uma sessão de perguntas e respostas na Sala de Reunião 1, um nome estranhamente genérico para um salão tão imenso e elegante. Ele também é conhecida como Rizal Hall, o que parece mais adequado.
José Rizal, que dá nome à sala e a um milhão de prédios, escolas, ruas e até cidades inteiras do país, é nosso herói nacional de fato. Ele foi um escritor, médico e polímata do século XIX, cujos escritos ajudaram a inspirar e a dar início à Revolução das Filipinas em 1896 contra as autoridades coloniais espanholas. Que lugar melhor para encerrar uma conferência dedicada à liberdade e à democracia do código-fonte aberto do que em um salão imponente que leva o nome do homem que dedicou sua vida à busca da liberdade de expressão e de reunião para todos?

A propósito, se você perdeu a conferência, nós te ajudamos! A maioria dos workshops e palestras, incluindo os dois keynotes mencionados acima, agora estão disponíveis para você assistir no canal oficial do WordPress no YouTube.
Você acha que pode querer se juntar a nós no WordCamp Asia 2026? Gostaríamos muito de ter você por lá! O WordCamp é aberto a todos, portanto, se você é desenvolvedor, profissional de marketing, designer, engenheiro de suporte, blogueiro ou apenas curioso sobre o que é esse tal de WordPress que você tanto ouve falar, o WordCamp foi criado para você. Confira o site WordCamp Central para obter mais informações sobre WordCamps locais e regionais.
E se você estiver na Ásia e quiser experimentar a emoção do WordCamp Ásia no próximo ano, comece a planejar agora: nos vemos em 2026 em Mumbai, na Índia!
