Já desejou poder simplesmente entrar em uma sala e imediatamente sentir que pertence? É assim que é ir ao WordCamp. Uma grande parte da mágica do WordPress não é o software—é a comunidade.
WordCamp Europe 2025, um dos três eventos principais do WordPress, aconteceu em Basel, Suíça, de 5 a 7 de junho. Quase 2.000 participantes vieram para ouvir palestras, aprender, se conectar e contribuir para o projeto WordPress.
Se você não pôde ir, não se preocupe. Embora nada supere a experiência de realmente estar lá, este post vai te dar um resumo detalhado de algumas das apresentações mais impactantes realizadas na conferência. Assim, você pode ficar por dentro do que está acontecendo no WordPress até poder ir pessoalmente.
A propósito, todas as apresentações da programação deste ano também estão disponíveis no Youtube:
Observações de abertura
Os organizadores principais Laura Sacco, Steve Mosby e Uros Tasic cumprimentaram mais de 1700 participantes de 84 países com uma mensagem de unidade e conexão.

Algo que se destacou este ano foi o número de novatos. 26% dos participantes nunca haviam ido ao evento antes.
Após uma rápida introdução e agradecimentos aos patrocinadores (WordPress.com e Jetpack apoiaram o evento como patrocinadores Super Admin), as primeiras apresentações começaram imediatamente.
WordPress sem fronteiras — A luta pela liberdade digital
Na primeira apresentação, o fundador da Human Made, Noel Tock, discutiu o papel importante do software de código aberto em desafios humanitários. Ele atualmente vive em Kharkiv, Ucrânia, onde sua instituição de caridade ajuda a evacuar cães das linhas de frente.
Tock explicou como o WordPress, o software de código aberto e a colaboração global desempenharam um papel significativo em crises passadas:
- Primavera Árabe (2010): As pessoas compartilharam ideias e relataram eventos no terreno por meio de blogs e outros canais online.
- Terremoto no Nepal (2015): Contribuidores de todo o mundo analisaram dados de satélite para ajudar os primeiros socorristas a saber onde concentrar seus esforços.
- COVID (2020): Cientistas trocaram dados genômicos, painéis de controle de código aberto acompanharam estatísticas importantes, e ajudantes de todo o mundo forneceram modelos de impressão 3D para equipamentos médicos.
Em resumo, a ética de código aberto ajuda as pessoas a se encontrarem, terem voz e trabalharem juntas. Ao mesmo tempo, elas permanecem disponíveis quando soluções proprietárias se fecham para se proteger.
WordPress na Ucrânia
O papel importante que o WordPress desempenha na Ucrânia é melhor exemplificado comparando o número de novos sites WordPress globais por trimestre com novos sites ucranianos baseados no WordPress.

Além disso, metade das 50 principais instituições de caridade ucranianas da Forbes estão no WordPress e a plataforma lhes permitiu arrecadar mais de meio bilhão de dólares em doações em um ano.
Essas instituições de caridade incluem:
- East SOS: Ajuda pessoas nas linhas de frente, especialmente mulheres, crianças e pessoas com deficiência.
- To Ukraine With Love: Constrói novas casas para aqueles que as perderam no conflito.
- Superhumans: Fornece próteses e reabilitação para militares e voluntários ucranianos que perderam membros na guerra.
- Repair Together: Organiza eventos musicais durante os quais eles limpam e constroem casas.
- Caritas: Fornece abrigo, comida e água para os ucranianos.
- Save Ukraine: Trabalha para trazer de volta crianças ucranianas que foram separadas de seus pais.
- Dog Help Kharkiv: A própria instituição de caridade de Noel.
Segundo Tock, o WordPress oferece um ponto de partida maduro e estável para qualquer um começar a trabalhar e publicar online. Através disso, ajuda a criar resultados humanos reais.
Se você contribui para o WordPress, é aqui que seus esforços vão e onde fazem a diferença. Tenha isso em mente. Como Noel disse, “vocês todos deveriam estar incrivelmente orgulhosos do seu trabalho.”
Como tornar seu site mais sustentável
A Internet tem uma enorme pegada ambiental. A tecnologia da informação e comunicação (TIC) foi responsável por 10% do consumo de eletricidade em 2023. Charlotte Bax, uma designer de web sustentável na Digihobbit, focou sua apresentação no que os proprietários de sites podem fazer para mitigar isso.

Estimando as emissões do site
Os sites criam emissões tanto do processamento do lado do servidor (tráfego de dados) quanto do processamento do lado do cliente (renderização de sites no navegador). O modelo de design web sustentável de código aberto fornece uma escala de classificação de carbono digital para estimar o impacto de sites individuais.
A versão curta é que, se você quiser que uma página seja classificada de A+ a B, ela precisa ser menor que 1MB.

Use essas ferramentas para entender onde seu site se encontra:
Escolhas sustentáveis que você pode fazer
Além de testar, existem passos concretos que você pode tomar para melhorar a pegada de carbono do seu site:
- Escolha um provedor de hospedagem sustentável: Alguns provedores alimentam seus data centers com energia verde, reutilizam o calor residual dos servidores ou operam em hardware reformado para reduzir o lixo eletrônico.
- Melhore a arquitetura do site: Reduza elementos em suas páginas, use uma arquitetura simples e limpa, e corrija o código semântico.
- Otimize o design do site: Escolha um tema leve, por exemplo, Astra ou Kadence. Adicione funcionalidades simples com código em vez de plugins, limite plugins em seu site, não use animações desnecessárias.
- Configure o cache: Cada bit de dado que seus visitantes não precisam baixar novamente do servidor para visitas repetidas economiza energia. (A propósito, todos os planos do WordPress.com vêm com cache embutido.)
- Otimize seu conteúdo: Use imagens apenas quando forem valiosas, redimensione e converta-as para WebP/AVIF, escolha gráficos vetoriais sempre que possível. Mais dicas de otimização de imagens aqui.
- Use a mídia com consciência: Use apenas gráficos funcionais e valiosos. Inclua preload=”none” no seu cabeçalho. Inclua miniaturas de imagens que abram vídeos incorporados em um modal para evitar pré-carregamento desnecessário.
- Melhore o uso de fontes: Use fontes do sistema para texto do corpo e fontes personalizadas apenas para títulos. Inclua ícones únicos em vez de fontes de ícones inteiras e converta quaisquer fontes que você usar para woff/woff2.
- Consciência de grade: Adapte a experiência do seu site à rede de energia local do seu visitante. Fershad Irani está trabalhando nisso atualmente junto com a Green Web Foundation.
Se você está interessado neste tópico, Charlotte também recomendou esta palestra do WordCamp Nederland de 2022 de Joost de Valk.
Modernizando o WordPress com novos recursos da plataforma web

O engenheiro de relações com desenvolvedores do Google, Adam Silverstein, usou sua apresentação no WordCamp Europe 2025 para relatar sobre novos recursos já disponíveis ou que estão chegando em breve ao Baseline.
Caso você não saiba, o Baseline é uma iniciativa iniciada pela equipe do Google Chrome para compartilhar informações sobre quais recursos da plataforma web são suportados por todos os navegadores. Isso inclui recursos e tecnologias que você pode usar em todos os sites, incluindo sites construídos com WordPress.
Alguns dos exemplos abaixo ainda não fazem parte do Baseline, mas provavelmente estarão disponíveis em breve. Se você quiser saber quais recursos da plataforma web estão sendo trabalhados atualmente e seu estado de implementação, visite o Projeto Interop.
Recursos para ajudar desenvolvedores

Todos os seguintes recursos são funcionalidades nativas do navegador e impulsionadas por CSS, sem a necessidade de JavaScript:
Quer ver demonstrações em andamento dos recursos que Adam compartilhou? Assista ao vídeo dele ou confira os slides da apresentação dele.
Melhorar a experiência do usuário

O próximo conjunto de recursos visa melhorar a experiência do usuário:
- Select personalizável: Permite que você use HTML diretamente em elementos select para torná-los mais fáceis de usar e interagir.
- Speculative loading API (API de carregamento especulativo): Adiciona a capacidade de dizer aos navegadores para pré-buscar um recurso antes que o usuário navegue até ele. Assim, ele aparece mais rápido quando alguém clica nele. Uma versão disso foi lançada no WordPress 6.8.
- View transitions API (API de transições de visualização): Oferece animações CSS para navegar de página para página, o que permite uma experiência semelhante a um aplicativo.
- Formatos de imagem modernos: Está sendo feito um trabalho para converter imagens HDR tiradas por telefones e outros dispositivos em SDR para exibição em sites sem perda de qualidade.
Abrindo novas experiências

Os seguintes recursos abrem experiências de site que não eram possíveis antes:
- Chaves de acesso: Permite que você faça login em sites WordPress usando biometria como impressões digitais. Isso já está amplamente disponível em todos os navegadores.
- Web assembly: Torna possível executar linguagens de programação como C ou C++ no navegador. Isso permite usar software que não está presente no servidor, por exemplo, a versão mais recente de bibliotecas de imagem. É parte do que alimenta o WordPress Playground.
- IA no navegador: Graças ao web assembly, é possível executar modelos de IA diretamente no navegador para uma solução offline e amigável à privacidade. Transformers.js é um bom lugar para começar.
- IA como assistente: Assistentes e agentes podem ajudar com programação, ajustando o desempenho do site, construção de sites, integração e mais. Uma nova Equipe de IA foi formada para direcionar a integração da IA no WordPress.
Dicas para hospedar um meetup WP de sucesso na sua cidade

Héctor de Prada, um organizador de meetup em León, Espanha, uma cidade com apenas 120.000 habitantes, compartilhou como sua cidade realiza um dos grupos de meetup do WordPress mais bem frequentados do mundo:
- Em média 60 participantes por meetup.
- 85% de taxa de comparecimento.
- O maior meetup teve mais de 100 pessoas.
O que é ainda mais impressionante? Este meetup havia sido abandonado por três anos e costumava atrair apenas cerca de 15 pessoas por reunião. Aqui está como eles reverteram a situação:
1. Conheça a comunidade
Vá aos WordCamps, participe de meetups, aprenda como é a comunidade e como essas reuniões devem se sentir. Isso também ajuda a conhecer potenciais patrocinadores, mentores e palestrantes.
2. Crie uma equipe organizadora
Não faça isso sozinho, mas com uma equipe. Tente encontrar pessoas com habilidades complementares e que sejam motivadas e comprometidas. Divida as responsabilidades entre a equipe, assim, ninguém é indispensável. Rotacione as responsabilidades, para que, se uma pessoa estiver ausente, o meetup ainda possa acontecer.
3. Encontre parceiros locais
Uma das coisas mais difíceis é conseguir um local. Em León, eles sempre conseguiram espaço gratuito da cidade, universidades ou empresas privadas. Entre em contato com universidades e escolas para trazer jovens aos meetups, mas entre em contato com os professores, não diretamente com os alunos. Além disso, faça colaborações com organizações empresariais, parceiros de conteúdo e mídia.
4. Encontre patrocinadores
Tente conseguir tanto um patrocinador local quanto patrocinadores da comunidade WordPress, há muitas empresas procurando apoiar eventos. Faça bom uso do dinheiro e invista em comida, é o que todos querem.
5. Fale com todos
Não faça as reuniões apenas sobre WordPress. O WordPress abrange tanto do mundo digital, você pode praticamente falar sobre qualquer coisa. Conheça seu público e o que eles querem. Inclua palestras que permitam que as pessoas aprendam e se inspirem. Além disso, aborde tópicos em alta.
6. Torne divertido
Certifique-se de apresentar palestras interessantes e cultivar uma atmosfera descontraída. Ofereça comida e bebidas para facilitar o networking.
Existem 660 grupos de meetup ativos no mundo. Encontre o seu ou organize o próximo!
Agentes de IA Web do lado do cliente para construir experiências de usuário mais inteligentes do futuro

Jason Mayes, líder de IA Web no Google, explicou como executar modelos de aprendizado de máquina no navegador para permitir “comportamento agente” ao interagir com aplicativos web. Ele prevê que este será o futuro da internet.
O que é um agente?
Um agente é um sistema que realiza tarefas autonomamente em nome do usuário. É basicamente um ou mais grandes modelos de linguagem (LLMs) com acesso a ferramentas que permitem completar seu objetivo.
Uma ferramenta pode ser uma função, uma API, ou outra fonte de dados. Elas podem estar disponíveis diretamente em um site ou aplicativo ou fora dele.

Graças aos modelos subjacentes, os agentes podem:
- Dividir tarefas em etapas.
- Delegar subtarefas ao melhor modelo para concluir o trabalho.
- Acessar informações necessárias para completar o trabalho.
- Lembrar informações contextuais para tarefas de acompanhamento.
Eles podem fazer tudo isso sem a necessidade de intervenção humana e, se necessário, podem repetir o ciclo quantas vezes forem necessárias.
Usando agentes de IA web
No futuro, você poderá conversar com um site de forma natural através de uma IA rodando no seu navegador para alcançar seus objetivos. Você não precisa aprender uma nova interface de usuário de cada site, tudo acontece através de um agente. Aqui está um vídeo do exemplo de site de viagens da apresentação:
Isso pode se tornar o novo SEO. Os sites provavelmente conterão um arquivo que informa aos agentes exatamente o que os usuários podem fazer lá para que possam alcançar isso mais rápido. Sites que não são compatíveis com IA podem ter dificuldades para competir na web.
Para que isso funcione, um site precisa disponibilizar as informações necessárias para o agente. Como é baseado em JavaScript, você pode usar funções do site que você já escreveu e lógica existente. Há um diagrama de fluxo de dados detalhado e explicação no vídeo da palestra.

Os agentes rodam localmente na máquina do usuário. Como consequência, eles são mais amigáveis à privacidade do que a IA na nuvem. À medida que o hardware melhora, mais e melhores modelos estarão disponíveis. Além disso, os navegadores podem já conter seus próprios modelos—o Chrome já está trabalhando nisso.
É o começo de uma nova era, uma internet agente. Comece a explorá-la hoje.
Bate-papo à beira da lareira com Mary Hubbard & Matt Mullenweg
Um resumo do WordCamp Europe 2025 não estaria completo sem a tradicional sessão de perguntas e respostas com o CEO da Automattic e cofundador do WordPress Matt Mullenweg. Ele foi acompanhado pela Diretora Executiva do WordPress Mary Hubbard.

A discussão animada abordou tanto tópicos preparados pela equipe organizadora quanto perguntas ao vivo da audiência, entre elas:
- Regulamentações de proteção de dados na Europa
- Se a fundação WordPress deveria estabelecer uma presença na UE
- A anúncio do projeto FAIR
- O futuro da iniciativa Five for the Future
- Recriar a equipe de Sustentabilidade do WordPress
- O desenvolvimento de um novo sistema de bilhetagem para WordCamps
- Um possível lançamento do WordPress 6.9 em 2025
- Substituir o Meetup.com como a ferramenta para organizar meetups do WordPress
- Os planos de curto e longo prazo para WooCommerce
- Criar um painel com análises da comunidade
- A alocação de fundos sobrando dos WordCamps
- Diferenças entre gerenciar uma empresa privada e uma organização de código aberto
Durante a sessão, foram feitos dois anúncios importantes: o lançamento do WordPress Campus Connect e a formação da equipe de IA do WordPress.
WordPress Campus Connect

WordPress Campus Connect é um programa comunitário global que visa ajudar estudantes a aprender sobre o WordPress e suas muitas possibilidades por meio de workshops, aulas e treinamentos. O programa lançará um projeto piloto em colaboração com a Universidade de Pisa em 25 de junho de 2025. Nele, 5000 estudantes farão 150 horas de contribuição para o projeto WordPress, valendo seis créditos para se formarem na faculdade.
Isso abre grandes oportunidades para trazer pessoas mais jovens a bordo, fornecer mentoria e estágios, fomentar novas ideias, rejuvenescer a demografia do WordCamp e conquistar membros de longo prazo da comunidade WordPress. Também é muito escalável, com oportunidades de expandir o programa para outros cursos e universidades.
IA no WordPress (e além)
O projeto WordPress recentemente estabeleceu uma equipe de IA. Uma das coisas que a equipe vai descobrir é onde aplicar seus esforços iniciais. A IA já está sendo usada para automatizar testes para o diretório de plugins.
Além disso, é difícil imaginar uma tela no WordPress que não poderia ser aprimorada com IA:
- Criação de texto, imagem e vídeo
- Uma interface de chat
- Maneiras programáticas para a IA interagir com a funcionalidade do Core
Além disso, é ótimo para a produtividade dos desenvolvedores e administração de projetos. Também estamos vendo muitos provedores de hospedagem integrando IA, como o Construtor de sites com IA do WordPress.com.

A chegada de plugins de IA no diretório do WordPress também é enorme. Uma busca por “IA” já retorna mais de 1500 resultados. O que ajudou é que a equipe de revisão de plugins reduziu o backlog de aprovações. Agora está em cerca de uma semana, em vez de seis a oito meses. Como consequência, as submissões de plugins dobraram desde o ano passado.
De modo geral, a IA representa uma grande revolução. E estamos apenas no começo. Matt chamou o estado atual da IA de sua “fase de linha de comando.” Outras formas de interagir com ela já estão a caminho, incluindo versões de hardware como dispositivos vestíveis ou IA materializada como robôs e carros autônomos.
Vejo você em Cracóvia em 2026!
O WordCamp Europe 2025 foi um sucesso e eu me diverti muito como visitante—assim como todos os anos. Se você nunca foi a um WordCamp antes, é uma das melhores maneiras de conhecer outras pessoas da comunidade, fazer amigos e aprender.
Se você está interessado em participar, pode encontrar todas as informações em WordCamp Central. Além dos eventos principais, também há muitos encontros e acampamentos menores acontecendo o tempo todo. Eles são um ótimo primeiro passo. Espero te ver em um deles!