O WordPress Studio continua a evoluir com funcionalidades que tornam o desenvolvimento local do WordPress mais poderoso e flexível. Na versão 1.3.9 do Studio, agora você tem suporte a domínios personalizados e HTTPS (SSL).
Como lembrete, o Studio é nosso ambiente de desenvolvimento local gratuito e de código aberto. É uma ferramenta poderosa e leve que possibilita fluxos de trabalho simples tanto para estender quanto para construir sites WordPress.
Por que domínios personalizados e HTTPS são importantes
Ao desenvolver sites WordPress, você frequentemente precisa replicar o ambiente de produção o mais próximo possível. Muitos plugins e temas do WordPress exigem nomes de domínio específicos ou HTTPS para funcionar corretamente. Anteriormente, acessar seus sites WordPress locais no Studio significava usar localhost com números de porta, o que poderia limitar suas capacidades de teste.
Com suporte a domínios personalizados e HTTPS, agora você pode:
- Atribuir nomes de domínio personalizados (por exemplo,
meu-site-blissful.wp.local
) aos seus sites locais do Studio. - Testar funcionalidades que exigem nomes de domínio adequados.
- Desenvolver com SSL/HTTPS habilitado.
- Criar um ambiente local mais parecido com o de produção.
Como funciona
A implementação foi projetada para ser o mais fluida possível, com o Studio lidando com quase todos os detalhes técnicos em segundo plano.
Para habilitar essas funcionalidades no Studio:
- Criar um novo site ou editar um site existente usando o botão “Editar site” na aba “Configurações“.
- Se estiver criando um novo site, ative “Configurações avançadas” no modal que aparece.
- Habilite a opção “Usar domínio personalizado“.
- Escolha um nome de domínio com o TLD
.local
(por exemplo,meu-site-blissful.wp.local
). - Opcionalmente, marque a opção “Habilitar HTTPS” para conexões seguras.

- Clique no botão “Adicionar site” ou Salvar, dependendo se você está criando um novo site ou editando um existente.
- Quando solicitado, permita que o Studio modifique o arquivo de hosts do sistema. O Studio configurará o resto automaticamente.
- Para conexões HTTPS, uma autoridade certificadora raiz será gerada e instalada. No macOS, você precisará instalar manualmente o certificado para evitar avisos do navegador. Consulte a documentação para mais detalhes.
- Navegue até seu site usando o domínio personalizado.
O que segue para o Studio
No WordPress.com, estamos constantemente recebendo seu feedback e iterando para tornar o Studio o melhor ambiente de desenvolvimento local para sites WordPress. Domínios personalizados e HTTPS são apenas algumas das muitas funcionalidades que estamos adicionando com base nas suas necessidades e feedback.
Tem mais feedback para compartilhar conosco? Abra uma issue no GitHub.
Baixe o Studio hoje para começar a desenvolver localmente, e assine nossa newsletter para desenvolvedores, Dev & Deploy, para ficar por dentro de tudo sobre o Studio.